• Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotary International, Distrito 4510, Brasil

Passaporte para o Cidadão Global

Caro Estudante,

O projeto Passaporte para o Cidadão Global tem o objetivo de guiá-lo durante esse ano, no qual você será desafiado a imergir em uma nova cultura, cravar suas raízes neste novo ambiente, conhecendo seu novo idioma, fazendo amizades; crescer e se fortalecer como cidadão do mundo e, no último terço do ano, retribuir essa experiência deixando teu legado para a comunidade que acolheu você.

Este passaporte servirá para conduzí-lo, apoiando-o nas ações que sabemos que te fará rapidamente se adaptar e se integrar à sua nova comunidade e cultura.

Participando dos eventos abaixo, você será premiado por seu conselheiro, que colará em seu passaporte, na área adequada, um selo. Cada selo tem um valor condizente com a importância da ação associada a ela. Para tanto criamos uma moeda fictícia chamada YEP BONUS.

Ao final do seu ano, em uma data marcada, nós totalizaremos os pontos de todos os passaportes dos estudantes Inbounds, somando os valores de faces dos selos colados no Passaporte, adquiridos em função da participação do estudante nos eventos selecionados. O primeiro colocado ganhará uma viagem para Foz do Iguaçu com todas as despesas pagas.

Abaixo seguem os eventos que gerarão as pontuações com os respectivos valores em YEP BONUS:

Evento YEP BONUS

Frequência às reuniões do Rotary

YEP BONUS obtidos para cada Reunião do Rotary que o estudante frequentar.

Yb$10,00

Frequência aos projetos e eventos do Rotary Clube

YEP BONUS obtidos para cada participação do estudante em Projeto que o Rotary Clube desenvolver. Exemplo: participação em festas para arrecadação de recursos, caminhadas, campanhas, projetos do Interact, Rotaract, EarlyAct, Casa da Amizade, etc. É atribuição do conselheiro atestar, ou solicitar que outros companheiros atestem, a presença do estudante naqueles eventos

Yb$20,00

Frequência à escola

YEP BONUS obtidos para cada dia letivo que o estudante frequentar. O Conselheiro deve solicitar ao estudante o comprovante

Yb$5,00

Palestra na Escola sobre o país de origem

YEP BONUS obtidos para cada apresentação que o estudante fizer, seja na sua escola, seja em outra escola, sobre seu país de origem, sua cultura e sobre o Programa de Intercâmbio. Também serão válidos os artigos para jornais locais ou regionais que o estudante escrever em português sobre sua vida e experiências como intercambista.

Yb$50,00

Palestra no Rotary 

YEP BONUS obtidos pela apresentação feita pelo estudante em seu clube anfitrião.

Yb$50,00

Projeto Global (arrecadação para a Shelter Box ou Pólio)

YEP BONUS obtidos por cada R$20,00 arrecadados para um dos projetos globais de Rotary acima. Veja abaixo as fontes de consulta que podem dar ao estudante informação sobre os projetos:

http://www.shelterbox.org/

http://www.endpolio.org/pt/about-polio

Yb$20,00

Projeto para a melhoria da Comunidade hospedeira

YEP BONUS obtidos pelo estudante que desenvolver próprio projeto dele em benefício da comunidade onde ele vive. Ex.: dar aulas de inglês, espanhol, etc. para alunos carentes; prestar serviços comunitários em uma creche, asilo, etc.; desenvolver projeto sobre meio ambiente, recursos hídricos, cidadania, etc. engajando pessoas para uma ação concreta em favor daquelas causas.

Yb$1000,00

Subsidio Global entre Host e Sponsor Club

YEP BONUS obtidos pelo estudante se o mesmo conseguir emparceirar um projeto de Subsídios Equivalentes de seu clube anfitrião com seu clube patrocinador. O clube anfitrião deverá apresentar ao estudante um projeto no início do ano rotário e ensinar o estudante como solicitar o apoio do clube patrocinador dele ou vice versa. O Rotary Clube local poderá patrocinar um projeto do Rotary Clube patrocinador do estudante no país dele de origem.

Yb$2400,00

Queremos ter sua participação e entusiasmo na certeza de que mais se beneficia quem melhor serve.