• Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotary International, Distrito 4510, Brasil

Intercâmbio de Longa Duração (LTEP)

 

Este intercâmbio está aberto a estudantes de 15 a 17 anos e normalmente dura de 10 a 12 meses. A maior parte tem entre16 e 18 anos durante seu ano de intercâmbio. O jovem mora com mais de uma família do país anfitrião e deve freqüentar uma escola.Intercâmbios de longa duração podem ser prorrogados para incluir também parte ou a totalidade das férias escolares imediatamente anteriores ou posteriores ao ano letivo.

 

Elegibilidade

O programa está aberto a estudantes de 15 a 17 anos de idade, que estejam acima da média em seus estudos, sejam atuantes na comunidade e possuam certas qualidades, como facilidade de adaptação e disposição para enfrentar novos desafios. Todos os candidatos precisam ser patrocinados por um Rotary Club local, preencher o formulário de inscrição e ser entrevistados pessoalmente.

 

Custos do programa

O programa é totalmente administrado por associados de Rotary Clubs, e os custos variam dependendo do distrito rotário e país onde o intercâmbio ocorre. Contate o Rotary Club local para saber mais informações ou veja nesse site, estimativa de custos para o programa. Em geral, os pais ou guardiões legais dos estudantes devem prover:

  • Passagem aérea de ida e volta.
  • Seguro de viagem que cubra despesas médico hospitalares em casos de acidente ou doença e que atenda aos requisitos dos clubes e distritos que enviam e recebem os participantes.
  • Os documentos de viagem, tais como passaporte e vistos.
  • Dinheiro para despesas gerais, passeios e excursões.
  • Participação em curso de idioma ou sessão de orientação.
  • Fundo de emergência para despesas inesperadas.
  • Despesas com anfitrionamento de jovem estrangeiro, se for o caso.

 

Como se inscrever

Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser patrocinados por um Rotary Club ou distrito rotário local. Rotary Clubs estão presentes em 38 localidades de nosso Distrito 4510. Veja nesse site a relação de clubes habilitados a patrocinarem estudantes para o intercâmbio de jovens.