• Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotary International, Distrito 4510, Brasil

 


 

É a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. O quadro social do RI não é composto de rotarianos e sim dos Rotary Clubs membros, que continuam desempenhando e cumprindo as obrigações impostas pelos documentos estatutários.
Os propósitos do RI são:
- Incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.


Definição

 

"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo".

  


Significado

 

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os associados fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos associados.

  


Objetivo  

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 

   Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; 

   Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 

   Terceiro: A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular; 

   Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

 


História

O ROTARY nasceu no início do século passado, em Chicago - cidade então dominada pela ignorância e egoísmo, crimes e vícios - por inspiração do jovem advogado Paul Percy Harris que, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente. 
Certa noite, após jantar em casa de um amigo, Paul Harris foi por ele apresentado aos vizinhos e pôde constatar que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais. 
Percebeu então, que podia transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos. 
Dedicou-se a um estudo analítico da "Vida dos Negócios" e resolveu fundar um Clube de Homens de Negócios e Profissionais, para desenvolverem entre si relações de companheirismo e amizade.
Convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh - Engenheiro de Minas, Hirarn Shorem - Alfaiate e Silvester Schiele - Comerciante de Carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do Clube. 
Reuniram-se pela primeira vez no escritório de Silvester Schiele e decidiram que o quadro social do Clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão evitando, assim, concorrência entre os seus membros. 
Em 23 de fevereiro de 1905 realizou-se a primeira reunião e a instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente, Silvester Schiele. 
Em 1907, Paul Harris foi eleito Presidente do Rotary Club de Chicago e sua principal meta de trabalho foi desenvolver o quadro social de seu Clube e estender o movimento Rotário a outras cidades, dirigindo-o à prestação de serviços à comunidade. 
O objetivo inicial do Rotary que era o "Auxílio Mútuo" é acrescido e suplantado pelo "Ideal de servir", visando especialmente a Paz Mundial.
Nessa ocasião vários Rotary Clubs foram fundados, em diferentes cidades. 
Em 1910 realizou-se a 1ª Convenção de Rotary, onde foi criada a Associação Nacional de Rotary Clubs. 
O Rotary torna-se internacional com a fundação do Rotary Club Winnipeg-Canadá. 
Em 1912 a Associação Nacional de Rotary Clubs passa a denominar-se Associação Internacional de Rotary Clubs, contando já com 50 Clubes.
São criados os primeiros Distritos-regiões onde está sediado determinado número de Rotary Clubs que são supervisionados por um Governador. 
Os limites dos Distritos de Rotary não correspondem aos limites geográficos existentes; um distrito pode abranger parte de um país ou Estado, ou pode abranger parte de um, dois ou mais países ou Estados e será desmembrado sempre que o número de Clubes atingir determinado limite. 
Em 1922 a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International; em 15 de dezembro do mesmo ano foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro. 
A partir daí o movimento rotariano continuou crescendo no Brasil e em todo o mundo.

 


Você sabia?

O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas.

 


Fatos Históricos

O Rotary se tornou bilíngue em 1916, quando foi constituído o clube de Havana, em Cuba, o primeiro fora de um país de língua inglesa.

O Rotary estabeleceu a medalha de reconhecimento de Companheiro Paul Harris em 1957.
O emblema do Rotary foi impresso pela primeira vez em um selo comemorativo no ano de 1931, quando da realização da Convenção de Viena.
O primeiro Interact Club do Rotary foi constituído em 1962, na cidade de Melbourne, na Flórida, EUA, tornando-se o pioneiro de vários outros.
A primeira convenção de Rotary realizada no Hemisfério Sul aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 1948. 
A primeira solicitação de ajuda feita pelo Rotary às vítimas de um desastre foi em 1913 quando foi arrecadada a quantia de US$ 25.000 para as vítimas das enchentes nos Estados de Ohio e indiana.